Projetos “VI-VENDO”, “fumoZERO” e “Homeopatia no SUS em Pelotas”

“UCPel Mais Saudável”

Com os Projetos “VI-VENDO”, “fumoZERO” e “Homeopatia no SUS em Pelotas”, ocorreram vários eventos. Público alvo: Crianças, jovens e adultos.

Durante a realização do teste de visão, as crianças recebem “Aconselhamentos Breves” sobre os malefícios do tabagismo ativo, passivo e de terceira mão. Com os adultos coleta de assinaturas para inclusão da “Homeopatia no SUS em Pelotas”, orientações sobre “fumoZERO” e, quando necessário, encaminhamentos para tratamento do tabagismo pelo SUS. Aos Acadêmicos e Funcionários da UCPel, foi orientado o tratamento homeopático. Com relação ao tabagismo é oportuno considerar o seu prejuízo, vide linkhttps://actbr.org.br/contadocigarro/.

O Projeto de inclusão de “Homeopatia no SUS” visa diminuir custos de tratamentos para fumantes e outras enfermidades. Infelizmente ainda não enfrentamos a pandemia do tabagismo de forma adequada, ela é mais agressiva do que a COVID-19, vide OMS e WORLDOMETER.

Os Projetos foram realizados nos seguintes locais: Instituto de Menores Dom Antônio Zattera para crianças e funcionários; Escola Especial Prof. Alfredo Dub; Casa Santo Antônio do Menor e Instituto São Benedito.

Na UCPel Campus I, HUSFP e Campus da Saúde para os Acadêmicos, Funcionários e familiares. Em contrapartida às ações, sugerimos doação de 1 kg de alimento, entregue ao “Centro da Criança São Luiz Gonzaga”.

Devido aos objetivos sociais dos Projetos, recebemos convites do Shopping Pelotas, Exército de Salvação – Três Vendas, Centro Espírita Fonte de Luz, Associação Bairro Guabiroba, Central Única das Favelas, Instituto Nossa Sra. da Conceição, Escola de Samba Mirim do Mickey, Círculo Operário Pelotense, entre outros. Em decorrência do déficit no atendimento oftalmológico para avaliar as crianças com teste alterado, declinamos momentaneamente dos convites.

Na Rede Municipal de Ensino, existem 22.690 matrículas de escolares com 5 a 14 anos. 4% apresentam distúrbio visual sem qualquer sintomatologia específica. Portanto, aproximadamente 900 escolares, da Rede Municipal, devem ter dificuldade visual, repercutindo no aprendizado e desenvolvimento psico-sócio emocional. A UCPel, através do “VI-VENDO”, é a única entidade que faz este tipo de rastreamento regularmente. Mesmo com limitações e as necessárias medidas de proteção frente a Pandemia “infelizmente não extensiva ao tabagismo”, realizamos 187 testes de visão; aos adultos 50 acolhimentos (teste de visão, orientação sobre tabagismo e coleta de assinaturas).

Durante a realização do “VI-VENDO” no Instituto de Menores, capacitamos e doamos material à Psicóloga Lenita Funari em atividade na Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Padre.

É necessário referir o apoio de pessoas físicas e jurídicas: Agência 360, Alecrim e Krause, Alinhar, AMP, Carlos Brod, Casarão, Carlos Delevati, Diário Popular – Vinicius Peraça, Eduardo Yunes, Farmácia Moura, Go Travel, Grão de Fé, Henrique Morelli, Laboratório Rouget Perez, Leandro Rabassa, Leivas Lang Análises Clínicas, Libre, Livraria Vanguarda, Marinho Padaria Brasil, NEW IDEA, Odyr Bernardi, Paulo Charqueiro, Pedro Trindade, Rafael Sica, Regina Satte Alam, Renzo e Cassia Antonione, Tabelionato Lorenzi, Tradição – Adilson Cruz.

Roni Quevedo / Médico.