Tabagismo & Covid-19

Uma doença diferente, muito!
Todos deveriam saber que o tabagismo compromete a vida saudável do fumicultor e sua família.
O tabagismo está contribuindo para poluição ambiental (solo, ar, água – esta, de difícil reversão), o desmatamento, os incêndios, o acúmulo de lixo através da dispensação das baganas/bitucas.
O tabagismo compromete de forma intensamente negativa o “Desenvolvimento Sustentável” de toda e qualquer região. Alguns Municípios do extremo sul do País, dependem exclusivamente da economia do fumo – vício, adoecimento e morte dos fumantes.
Todos deveriam saber que no fumo existe a nicotina, substância química psicoativa que acumula 428 mortes por dia no Brasil, por este motivo é, em contrapartida, uma das maiores geradoras de emprego no país.
“O governo do Brasil GASTA R$56,9 bilhões com despesas médicas e em perda de produtividade. Nosso País ARRECADA anualmente R$13 bilhões em impostos sobre a venda de cigarros.”
O tabagismo é caracterizado como doença pediátrica e crônica.
É também a primeira causa de morte evitável no Mundo.
É transmitida por pai, mãe, irmãs e irmãos, avô, avó, tias e tios, primos, madrinhas, padrinhos, professores, cuidadores, pelos vizinhos também…
Transmitida por ídolos do esporte, de qualquer esporte, cantoras e cantores. Transmitida pelos amigos e por desafetos. É uma doença transmitida por heroínas e por heróis. Transmitida por quem quer que seja desde que esteja fumando cigarro, charuto, cachimbo, narguilé ou qualquer apresentação de fumo / tabaco.
Tabagismo é uma doença diferente, pois mata mais da metade de seus usuários habituais. O tabaco é uma substância muito estranha, adoece e mata os não usuários também. Transmitida pela grávida ao feto. Transmitida pelo leite materno.
Tabagismo é uma doença transmitida por todo e qualquer fumante. Quando este fumante é um agente de Saúde ou Professor serve como um exemplar “mau exemplo”!
É escancaradamente explícita a encenação de artistas em novelas, filmes, seriados, etc., fumando em toda e qualquer situação seja triste, feliz, estado ansioso, apressado ou em repouso, demonstrando assim, na prática, que nem sabem por que estão fumando. Fumam porque a indústria da nicotina domina seu comportamento.
Tabagismo é uma doença sensível ao tratamento e tem cura. Está disponível no SUS, procure na UBS do seu Bairro. Todos os contribuintes do SUS colaboram para ofertar tratamento aos tabagistas.
Talvez a única doença que, a cura, depende em grande parte da vontade do enfermo.
Um exemplo atual _ Morre por covid -19 quem foi infectado pelo vírus, morre de tabagismo quem nunca fumou.
O tabaco / fumo – nicotina é uma substância muito estranha, adoece e mata os não usuários.
Tabagismo, uma doença diferente.
Tão diferente que se a gente quiser ela deixa de existir.
Roni Quevedo – Médico