Dia do Oftalmologista – 07 de Maio

  • 7 de maio de 2021
  • AMP
  • Comment: 0
  • News

Dia do Oftalmologista – 07 de maio

Médico oftalmologista Thiago Vernetti Ferreira, integrante da diretoria da Associação Médica de Pelotas (AMP), discorre sobre a data que celebra o Dia do Oftalmologista.

A Oftalmologia é uma especialidade médica clínico-cirúrgica que trata das questões dos olhos e seus anexos, como exemplo as pálpebras. Foi regulamentada no Brasil em 1930 e existem cerca de 20 mil médicos espcialistas no Brasil.

O oftalmologista é o responsável pela saúde ocular da população, está capacitado para prevenir e tratar as doenças oculares. Para formar-se especialista são necessários, no mínimo, 9 anos de estudos entre a graduação e pós-graduação.

Alguns registros sugerem que no ano 1270 foram prescritos os primeiros óculos na Alemanha, porém a Oftalmologia é muito mais que a prescrição de lentes. Cirurgias complexas e com emprego de tecnologias de ponta tratam patologias que há poucas décadas eram incuráveis, como catarata e descolamento de retina.

No dia 07 de maio comemora-se o dia do médico Oftalmologista.

Segundo o primeiro relatório mundial sobre a visão, lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum grau de deficiência visual causado por impossibilidade de acesso ao médico oftalmologista. Erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia, assim como catarata e glaucoma são alterações que, se tratadas de forma adequada, podem ser controladas e não afetar a qualidade da visão.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) publicou relatório sobre as Condições de Saúde Ocular no país em 2019. Nele, percebemos que a população mais carente é a mais afetada por patologias oculares e que, a maior parte dessas doenças, podem ser tratadas e/ou prevenidas. Evidenciando a dificuldade de acesso ao especialista para determinada parte da população.

A consulta oftalmológica é necessária desde o primeiro ano de vida, com o teste do olhinho no recém-nascido, até a terceira idade na qual a prevalência de doenças degenerativas do olho é maior. No exame oftalomológico de rotina pode-se prevenir algumas patologias que causam deficiência visual e tratar precocemente outras que levam à cegueira.

Por um lado, o envelhecimento da população e por outro o acesso cada vez mais precoce e frequente a tecnologias como smartphones, tabletes e computadores fazem com que a necessidade de cuidados da saúde ocular seja cada vez maior, justamente para prevenir e tratar as doenças oculares.

O desenvolvimento tecnológico aliado à medicina tem propiciado tratamentos cada vez mais eficientes, tanto com medicamentos novos como técnicas cirúrgicas modernas. Na oftalmologia atual, realiza-se cirurgias minimamente invasivas com excelentes resultados e uma rápida recuperação do paciente. Para isso, faz-se necessário a dedicação de um médico Oftalomologista, possibillitando que as pessoas vivam com melhor qualidade de vida.

Portanto, consulte um Oftalmologista e cuide da sua visão!

Thiago Vernetti Ferreira, médico Oftalmologista

Fontes:

Relatório Mundial sobre a Visão – WHO | World Health – https://apps.who.int › handle › 9789241516570-por

As Condições de Saúde Ocular no Brasil 2019 – https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/condicoes_saude_ocular_brasil2019.pdf

Fonte: amedpel.com.br

Url: amedpel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *