Data provável do parto – por Dr. Roni Quevedo

DPP
É a Data Provável do Parto (DPP), o dia praticamente certo que meu irmãozinho e eu vamos nascer. Nossa situação não é nada confortável. A dele bem pior do que a minha. Nossos Pais fumam. Cigarros comuns. Droga lícita para os adultos.
Por serem fumantes, não sei se vamos conseguir nascer. (Um esclarecimento: o fato da nossa mãe fumar durante a gravidez nos faz fumantes ativos).
Nossa situação aqui, não é digna. Fumar para meu irmão e para mim, não é opcional.
Nossa Mãe tem tido muitas cólicas e o risco de abortamento é real devido às drogas que estão no cigarro. São muitos cigarros por dia. Ela quase entra em trabalho de parto, mesmo que ainda não estivesse perto da DPP.
Este é um jeito que nós temos de avisar que não estamos bem. A gente não está crescendo como deveria. Os nutrientes não chegam até nós…
Meu irmão, me protege, o pouco que chega ele deixa pra mim. Ele está ficando cada vez mais fraco. Será difícil resistir.
Eu não tenho medo de morrer. Tenho pena!
Agora, em dezembro , no Dia de Natal, a gente talvez não consiga viver, e ganhar presentes. Crianças gostam de presentes…
Não gosto de pensar nisso. Nós seríamos um presente para eles…
Está difícil segurar essa barra – Mamãe quando está nervosa fuma, quando está feliz e tranquila conosco, fuma. Ela fuma sempre. Nós também!
Outro dia quase fomos expulsos daqui. Sem ter culpa alguma. Seríamos empurrados para fora como se fossemos intrusos. Não entendo. A gente não fez nada. Se nós fumamos, é porque ela fuma.
É verdade, o tabagismo é uma doença pediátrica. Começa bem antes dos 14 anos. Para nós começou bem mais cedo.
É sabido que teremos problemas na Escola por causa do fumo, seremos também mais suscetíveis a várias doenças. Mesmo assim nós queremos nascer.
Por favor, nos ajudem. Façam campanhas, façam passeatas, façam o que for necessário pela Vida. Comecem a orientar na Pré- Escola, no Ensino Fundamental, cheguem no Médio e nas Universidades.
Não é só a nossa vida. São muitas vidas. Não é só por uma família. São centenas de famílias. Se for o caso, criminalizem o aborto por causa do fumo.
As vezes fico em dúvida, será mesmo que somos desejados como nossos pais dizem?
Porque o corpo da nossa Mãe quer nos expulsar daqui bem antes da DPP?
Parece que somos seres estranhos. Quem fez o mal não fomos nós.
Epa, acho que agora é pra valer, meu irmão não está bem. Ele está bem agitado. Mamãe está com muita cólica. A dor é muito forte. Por causa de um cigarro, é muito sofrimento, só por causa de um cigarro. Acho que não vamos continuar aqui.
Vamos sair antes do DPP.
E sem vida!
Texto: Roni Quevedo

Rolar para cima