Meu Professor Fuma

Tenho cinco anos.
Estou matriculado na Escola Infantil.

A Escola é legal, tem ótimo aspecto, é limpa. Somos, em princípio, bem cuidados.

Minha turma tem 10 ou 12 crianças, não sei bem. Ainda não aprendi a escrever e a contar direito. Minha turma tem meninas e meninos. Somos amigos.

A sala é pequena, mas é bem ensolarada. Minha mesinha fica na fila da frente porque não enxergo muito bem. Farei teste de visão nos próximos dias com o pessoal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Acho que vou ter que usar óculos. Ah, mas tudo bem. Tem uma Professora que usa, deve ser bom.

Lá na Escola só tem uma “coisa ruim”, meu Professor fuma. Bah, e ele fuma bastante, ele fuma muito. Acho que ele não sabe que as pessoas que fumam, pegam doenças. Eles podem adoecer e também nos outros que estão perto dele.

Meu Professor não fuma na sala de aula. Ele fuma durante o recreio e fuma também quando sai da sala e a gente fica para fazer as lições.

Ele nos deixa sozinhos na sala de aula e vai para o pátio para fumar. É triste…

Quando o Professor volta do pátio a gente sente o cheiro do cigarro. É desagradável, muito ruim. A minha mesinha fica bem perto dele. O cheiro é bem forte. É enjoativo, mesmo. Às vezes até tenho tosse.

Na nossa turma, uma coleguinha tem asma. Ela sofre bastante com a falta de ar. Mas o nosso Professor nem se dá conta. Ninguém se deu conta, ainda. Eu acho!

O nosso Professor é dependente da nicotina. Ele deve sentir muita vontade de fumar, por isso ele vai para o pátio fumar. Todos os dias. Várias vezes ao dia. Acho que ele nem se dá conta de nós …

É claro que ele tem o direito de fumar. E nós? Nós temos o direito de não fumar. Não temos como nos defender.

Dizem que isso é coação, abuso de poder, tortura, invasão de privacidade… sei lá o que é isso!
Quem não fuma não pode ser obrigado a fumar.

Eu ouvi meu pai dizer que fumar é doença, é dependência, é vício. É o caso do nosso Professor.
Mas eu, não sou dependente e não quero fumar.
O direito do Professor de fumar não pode ser maior que o meu direito de não querer fumar. Tenho que fumar o que ficou “preso” no corpo dele e na sua roupa e mesmo durante a respiração dele. Definitivamente eu não quero fumar.

Ninguém reclama. A gente nem sabe desse direito de reclamar.
Acho que meus Pais não sabem disto. Talvez nem a Diretora da Escola saiba. Será que não?

É evidente que isto não foi escrito por mim, eu falei e minha irmã escreveu. Eu ainda não escrevo deste jeito, mas me dou conta …

Nosso Professor é bem legal, mas acho que a nicotina intoxicou sua capacidade de pensar…

Dr. Roni Quevedo!

Médico – CRM 10.178

Rolar para cima