04 de junho é o Dia Mundial contra a agressão Infantil. Por amor ou por favor, lembrem e protejam as CRIANÇAS E O FUMO PASSIVO e de TERCEIRA MÃO!
As referências são do Ministério da Saúde – Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), se alguém fumar perto de uma criança, ela estará fumando também.
É extremamente fácil e preventivo proteger a criança do fumo. Só a indústria é quem não quer!
Proteja as crianças evitando fumar em ambientes fechados, em todo e qualquer lugar, no carro inclusive.
Aproximadamente 700 milhões de crianças respiram ar contaminado pela fumaça dos produtos derivados do tabaco (cigarro, charutos, cachimbos, narguilé, etc.). A fumaça do fumo sendo queimado pode atingir a distância de 15 metros. O ar respirado no ambiente onde existe um fumante contém as substâncias altamente nocivas que o fumante exala pela boca mais aquelas eliminadas pela queima do fumo. Estes produtos estão presentes não só na parte gasosa, visível, da fumaça, mas também nas partículas pequenas invisíveis que se misturam ao ar do ambiente. Estas partículas ficam depositadas, por tempo indeterminado nas roupas, nos móveis, tapetes, paredes etc. Se a roupa for de algodão a impregnação é INTENSA e duradoura.
Danos são provocados à saúde das crianças, que por convivência com fumantes ou por eventualidades (pessoas que saem para fumar e voltam para o ambiente onde haja crianças presentes): – irritação das vias aéreas e dos olhos; – redução da taxa de crescimento pulmonar; – tosse e dificuldade em respirar; – infecções do ouvido médio; – ataques de asma frequentes e mais sérios; – aumento do risco de desenvolverem câncer e doenças do coração na idade adulta; – maior incidência de cárie e aumento do risco de desenvolverem diabetes; – desordem comportamental e dificuldade de aprendizagem. Danos para bebês, decorrentes do fumo passivo: – baixo peso ao nascer; – risco, cinco vezes maior, de morrerem subitamente sem causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil).
Estas situações acontecem nos berçários, nas Creches, nas Escolas Infantis, nas residências … No ambiente poluído pela fumaça do cigarro existem mais de 7.000 substâncias químicas diferentes, essa fumaça pode conter três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e, até 50 vezes, mais substâncias cancerígenas do que a fumaça depois de passar pela boca do fumante.
Na eventualidade da grávida ser fumante, o feto é considerado fumante ativo, aqui a situação é bem mais complexa. O feto é FUMANTE ATIVO. Os riscos são maiores _ além daquelas do fumo passivo, prematuridade, malformações, entre outros… Se a criança nascer!
Está previsto na Constituição Federal Art. 227 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Se ainda tiver alguma dúvida, veja Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Além disso, a indústria da nicotina produz cigarros convencionais e eletrônicos INTENCIONALMENTE para estimular crianças e adolescentes à fumarem; crime premeditado!
Sua atitude pode e deve proteger o futuro das Crianças.
Roni Quevedo – Médico – CREMERS 10.178